sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alimentos funcionais: a saúde no seu prato!



Os alimentos funcionais além de nutrir e fornecer energia, ainda ajudam a melhorar o metabolismo e a prevenir diversas doenças. Os alimentos brancos como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são fontes de cálcio e potássio, essas substâncias regulam os batimentos cardíacos, ajudam na formação e na manutenção dos ossos e no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Os vermelhos, como o morango, o tomate, a melancia, caqui, goiaba e cereja, são fontes de licopeno, uma substância antioxidante. O licopeno previne o câncer de próstata e estimula a circulação sanguínea.
Alimentos amarelos são ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico, laranja, mamão, cenoura, manga, abóbora e pêssego possuem a substância que é responsável pela prevenção do câncer de mama, pela manutenção do sistema nervoso, ainda retarda o envelhecimento e protegem o coração.
Os alimentos funcionais arroxeados possuem ácido elágico que também retardam o envelhecimento e previnem vários tipos de câncer, e estão presentes na ameixa, uva, beterraba e berinjela.
Os verdes como o pimentão, o salsão e as ervas possuem cálcio, clorofila, vitamina C e A. E ajudam a desintoxicar, inibem radicais livres, protegem o coração, a pele e os cabelos e melhoram o sistema imunológico.
E por último os alimentos marrons como nozes, aveia, castanha e cereais integrais são fontes de fibra e vitaminas B e E, que diminuem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças cardiovasculares e melhoram o funcionamento o intestino. Por esta razão costumamos ouvir falar que é bom ter uma alimentação colorida, com os alimentos funcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meus amores, fico grata pelo seu comentário... logo que puder te respondo!