quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os 10 motivos mais usados para ñ começar uma dieta



Com certeza você já ouviu alguma das seguintes frases:
1-) ”Vou esperar passar as datas comemorativas e depois eu começo”.
2-) ”Primeiro vou me matricular em uma academia”.
3-) “Tenho que ir a um médico e fazer alguns exames primeiro”.
4-) “Na segunda-feira eu começo!”
5-) “Não tenho tempo para começar uma dieta ou academia”.
6-) “Estou sem dinheiro”.
7-) “Estou esperando meu marido/filho/amigo para começarmos juntos”.
8- ) “Não sei cozinhar”.
9-) “Meu namorado ( família e/ou  amigos) só fazem programas “fast food””.
10-) ”Tenho hipotireoidismo”.
Mas será que são motivos reais para você não começar a se  cuidar?
  • QUAL O MELHOR MÊS PARA COMEÇAR A DIETA?
Se você esta procurando um mês mais tranquilo para começar, logo vai perceber que ele não existe. Em dezembro temos o natal, logo depois o ano novo e para muitos, férias. Logo vem o carnaval, a páscoa, o inverno, as festas juninas, além dos aniversários, casamentos, feriados e outras datas comemorativas.
  • COMO COMEÇAR?
Se você realmente quer perde ou manter o seu peso, o jeito é começar a sua reeducação alimentar já. Primeiramente riscando a palavra exageros da sua rotina. Segundo, procure ajuda de um profissional e faça algo correto, seguro e personalizado a suas necessidades. Terceiro, tenha metas, quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum.
Um erro muito comum é começar uma dieta da internet ou de revista. A chance de sucesso (bons resultados e manutenção) é muito pequena, pois são dietas que não consideram a sua rotina, metabolismo, idade, preferência, sintomas e são muito difíceis de serem mantidas. Comece pelo básico, aumentando o consumo de frutas e verduras e dando preferência aos carboidratos integrais. Sempre se alimento em pequenas porções de 3 em 3 horas.
  • POSSO FAZER UMA DIETA SÓ DE SEGUNDA A SEXTA?
Em 1 mês (30 dias) temos em média 4 finais de semana (8 dias)
Em 1 ano (360 dias) temos 96 (sábados + domingo) = O QUE CORRESPONDE a  praticamente 1/3 DO ANO!
Isso sem contabilizarmos as sextas-feiras e feriados.  Portanto se você quer realmente perder peso, exageros devem ser evitados. Os alimentos que desfavorecem a sua meta podem ser consumidos, porém em pequenas porções e com frequências menores.
  • COMO MANTER MINHA META NO NATAL ?
Comer regularmente de 3 em 3 horas é muito importante para que você tenha um controle sobre a quantidade de alimentos, evitando um grande pico de fome.
- Evite as entradas
- Na hora da ceia, primeiramente observe as opções e faça suas escolhas.
- Comece a montar o prato pelo grupo das saladas. Elas devem ser majoritárias no seu prato: Rúcula, alface, agrião, repolho, brócolis, tomate, cenoura, etc. Torne a sua salada mais atrativa para esta data, utilizando ingredientes diferentes do seu dia a dia: alcachofra; aspargo; mussarela de búfala, tomate seco, alho poró. Incremente com frutas (manga, abacate, morango, abacaxi) e/ou oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas). As frutas secas também dão uma cara diferente para as saladas: uva passa, damasco seco.
Apostar na apresentação do prato é fundamental, sirva em porções e utensílios unitários. As saladas por exigirem uma maior mastigação irão favorecer a sua saciedade.
- Grupo dos carboidratos:
Arroz; batata; mandioquinha; massas; tortas; farofas, salgados e derivados da farinha.
Escolha apenas 1 do grupo e coma com moderação, ocupando no máximo ¼ do seu prato.
- Grupo das proteínas:
Peru; carne de boi; carne de porco; peixe; ovos. Novamente apenas um, com moderação.
O tamanho da porção não deve ser superior a palma da sua mão (sem os dedos).
- As frutas de final de ano, são uma ótima opção de entrada ou de sobremesa. Agora se você não resiste a um doce, lembrem-se: eles contêm muito açúcar, que pertence ao grupo dos carboidratos.
- Não repita o prato ou a sobremesa. A 10ª garfada tem o mesmo gosto da primeira, porém com um resultado totalmente diferente.
- As bebidas alcoólicas também podem prejudicar o seu objetivo, beba com moderação, intercale com água e nunca perca a conta de quantos copos você tomou.
- A mastigação é fundamental para saciedade, consequentemente uma menor ingestão de alimentos.
- Lembre-se, o natal é apenas um dia do ano, não uma semana natalina, portanto no outros dias volte a sua rotina, dando preferências aos carboidratos integrais, carnes mais magras como os peixes e o tradicional feijão.
Estas orientações também servem para outras datas comemorativas.
Fonte: Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meus amores, fico grata pelo seu comentário... logo que puder te respondo!