sábado, 19 de janeiro de 2013

O poder emagrecedor dos alimentos termogênicos

O que são alimentos termogênicos?
 
Alimento termogênico é aquele que possui um nível maior de dificuldade para ser digerido pelo organismo, induzindo o metabolismo a trabalhar com um ritmo mais acelerado, aumentando de forma considerável a temperatura corporal no momento da digestão. Dessa forma, o corpo gasta mais energia e intensifica a queima de gorduras.
 
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa: algas, água gelada, pimenta-vermelha, gengibre, chá verde, soja, vinagre de maçã, curry, mostarda, canela, acelga, brócolis, laranja, kiwi, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco, dentre outros.
Como cada alimento pode auxiliar na redução de calorias?
 
Para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. É importante que haja criatividade na hora de escolher quais deles você irá consumir, para que sua alimentação não fique monótona.
A quantidade a ser ingerida por dia para que se obtenha o efeito desejado, depende de cada alimento. Por exemplo, o vinagre de maçã é aconselhável ingerir uma colher e meia de chá duas vezes ao dia, como tempero de saladas. No caso do gengibre, um pedaço de 2cm (cru, refogado ou em forma de chá) três vezes ao dia.
Quais cuidados devem ser tomados?
 
O consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono.
 
O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.
Não recomendado para quem tem hipertensão ou problemas cardíacos, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido.
Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireoide.
 
Tendo em vista todos estes problemas, é importante lembrar que a orientação de um profissional para estabelecer a quantidade correta para cada indivíduo é indispensável.

Alguns alimentos e suas quantidades indicadas
  • Água gelada:
Ao consumir água  gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC, e com isso gasta mais calorias.
Quantidade: 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC.
 
  • Chá verde:
Reduz a absorção do açúcar no sangue,  inibindo a ação da amilase, além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo. 
Quantidade: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições, diariamente.

 
 
  • Vinagre de maçã:
Ajuda a diminuir a circunferência abdominal.
Quantidade: 1 ½ colher de chá num copo de água morna  2 vezes ao dia, uma de manhã e durante uma das refeições. 
Atenção: o vinagre não pode ser refinado.


Lembre-se: Os alimentos termogênicos contribuem com o processo de emagrecimento, mas é importante verificar que eles compõem apenas uma pequena parte da necessidade energética de cada indivíduo. Eles apenas potencializam os efeitos de uma dieta saudável e equilibrada. Então não faça uma dieta baseada em algas e água gelada: é necessário ter uma alimentação saudável e manter sempre a prática de atividades físicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meus amores, fico grata pelo seu comentário... logo que puder te respondo!